segunda-feira, 16 de março de 2015

Os tons de cinza de Picasso

Pablo Picasso - "Busto de mulher com os braços erguidos" - Dinard - verão de 1922 – óleo sobre tela - 65.4 x 54 cm - Collection of Michael and Judy Steinhardt, New York © 2012 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York


Os tons de cinza de Picasso


Pablo Picasso - "Cabeça de mulher, perfil direito, Marie-Thérése" - Boisgeloup – 19 de Julho de 1934 – óleo e carvão sobre tela - 64.8 x 49.5 cm - Collection of Aaron I. Fleischman © 2012 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York


Pablo Picasso - "A cozinha" - Grands-Augustins, Paris – 9 de Novembro de 1948 – óleo sobre tela - 175.3 x 250 cm - The Museum of Modern Art, New York © 2012 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York


Pablo Picasso (Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso - Málaga, 1881 — Mougins, 1973) foi o artista mais dominante e influente da primeira metade do século XX. Associado acima de tudo como o pioneiro do cubismo, ao lado de Georges Braque, ele também inventou a colagem e fez grandes contribuições para o Simbolismo e o Surrealismo. Viu-se acima de tudo como um pintor, mas sua escultura foi muito influente, e ele também explorou áreas tão diversas como a gravura e cerâmica.


Pablo Picasso - "Homem, mulher e criança" – Paris – outono de 1906 – óleo sobre tela - 115.5 x 88.5 cm - Kunstmuseum Basel  © 2012 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York


Pablo Picasso - "Busto de Mulher, Marie-Thérèse" – Boisgeloup – 1931 – gesso - 78 x 46 x 48 cm - Collection of Mr. and Mrs. Herbert Klapper, New York. © 2012 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York


Pablo Picasso - "Accordionist" – Céret – verão de 1911 – óleo sobre tela - 130.2 x 89.5 cm - Solomon R. Guggenheim Museum, New York, Solomon R. Guggenheim Founding Collection © 2012 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York


Alegando que a cor enfraquece, Pablo Picasso a retirou de seu trabalho, a fim de destacar a estrutura formal e a autonomia de formas, inerentes à sua arte. Essa paleta mínima se correlaciona com seu interesse obsessivo em linhas e formas, desenho e valores monocromáticos e tons, durante o desenvolvimento de uma linguagem complexa de signos pictóricos e esculturais. Gerenciando uma composição complicada sem ter que organizar contrastes de cor, Picasso criou obras-primas.


Pablo Picasso - "Marie-Thérèse, face e perfil" - Paris – 1931 – óleo e carvão sobre tela - 111 x 81 cm – Coleção particular © 2012 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York


Pablo Picasso - Seated Nude (Nu sentado) – Inverno de 1922–23 – óleo e carvão sobre tela - 130 x 97 cm - Abelló Collection, Madrid © 2012 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York


Pablo Picasso - "Grande nú reclinado" - Grands-Augustins, Paris – 30 de Setembro de 1942 – óleo sobre tela - 129.5 x 195 cm - Staatliche Museen zu Berlin, Nationalgalerie, Museum Berggruen. © 2012 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York


O motivo recorrente de preto, branco e cinza é evidente em seus períodos azul e rosa, investigações pioneiras em Cubismo, pinturas figurativas neoclássicas e  o Surrealismo. Mesmo em seus últimos trabalhos que retratam as atrocidades da guerra, naturezas-mortas, interpretações alegóricas vívidas de obras-primas da história da arte e telas sensuais criadas durante seus anos de crepúsculo, ele continuou a aplicar uma redução da cor.


Pablo Picasso - "A passadeira" - Bateau-Lavoir, Paris – primavera de 1904 – óleo sobre tela - 116.2 x 73 cm - Solomon R. Guggenheim Museum, New York, Thannhauser Collection © 2012 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York


Pablo Picasso - "Atelier da chapeleira" - Rue La Boétie, Paris – Janeiro de 1926 – óleo sobre tela - 172 x 256 cm - Musée national d’art moderne/Centre de création industrielle, Centre Pompidou, Paris © 2012 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York


A qualidade gráfica dos trabalhos em preto-e-branco de Picasso remonta a pinturas rupestres paleolíticas criadas a partir de carvão vegetal e pigmentos minerais simples e ao desenho europeu. Picasso usou esse motivo distintivo para explorar uma tradição secular de mestres espanhóis, como El Greco, José de Ribera, Francisco de Zurbarán, Diego Velázquez, e Francisco de Goya, cujo uso do preto e cinza predominou. Suas obras inovadoras em preto e branco continuam a influenciar os artistas de hoje.


Pablo Picasso - The Maids of Honor (Las Meninas, after Velázquez) (Les Ménines, vue d’ensemble, d’après Velázquez) - La Californie – 17 de Agosto de 1957 – óleo sobre tela - 194 x 260 cm - Museu Picasso, Barcelona © 2012 Estate of Pablo Picasso/Artists Rights Society (ARS), New York


Diego Velazquez – Las Meninas – 1656 – óleo sobre tela - 318 x 276 cm - Museo del Prado, Madrid, Spain

Veja análise da pintura Las Meninas de Velazquez em outro artigo desse blog:




Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário